Dala veio reforçar etapa de transição

Voltou a ser chamado por JJ e é novo exemplo da importância da B para a integração dos jovens


Foi a surpresa no arranque dos trabalhos da ‘Operação Feirense’ e ontem, na segunda sessão orientada por Jorge Jesus na Academia Sporting, reforçou – com nova chamada.

A hipótese de entrar na convocatória para o embate da 33ª jornada da Liga. Gelson Dala, avançado angolano de 20 anos, parece estar a diluir a sensação de novidade no universo leonino, colocando em primeiro plano a importância da equipa B para a política desportiva do clube.

Apesar de ali, no escalão secundário dos verdes e brancos, ter realizado apenas 16 jogos, os 12 golos que apontou na 2ª Liga funcionam como argumento suficiente para que ex-1º de Agosto comece a queimar etapas rumo ao seu grande objetivo: a afirmação na equipa principal. Conseguindo-o – e todas as intenções vão nesse sentido –, caminhará de forma idêntica a nomes, por exemplo, como Rúben Semedo, Eric Dier, João Mário, Matheus ou Podence. Com ou sem empréstimos à ‘mistura’, todos passaram pelo lado B do leão, reativado em 2012/13 com a intenção de criar uma etapa de aprendizagem e de transição.

O talento que supera a ‘escola’

A grande diferença entre Gelson Dala e todos os outros protagonistas passa precisamente pelo facto de o angolano não ter ‘escola’ de Sporting: antes de chegar a Portugal, não conheceu outra realidade que não a do 1º de Agosto. Ali fez a sua formação, ali se estreou como sénior, mas também ali viu a sua evolução ser travada em certos momentos pela... burocracia.

O Sporting, atento ao potencial do ‘miúdo’, jogou na antecipação e garantiu-o como reforço no início de 2016, apesar de a mudança se ter concretizado só este ano. Integrou-o na equipa B com a intenção de lhe incutir os conhecimentos necessários para vingar no futebol europeu, mas a capacidade de aprendizagem de Dala surpreendeu até os mais céticos. Tudo junto, terminou na atenção de Jesus, que, sabe Record, lhe deve proporcionar a estreia pela equipa principal ainda esta época. Não sendo contra o Feirense, poderá acontecer com o Chaves.

Autores: Bruno Fernandes e Ricardo Granada
Foto: Paulo Calado
@Record.pt
Share on Google Plus

Sobre Cortina Verde

Portal de informação diária relacionada com o Sporting Clube de Portugal. Artigos, Reportagens e Exclusivos relacionados com a maior potencia desportiva nacional.

0 comentários: