Bas Dost melhor goleador estreante dos últimos 75 anos

Avançado holandês já é o estreante mais goleador no campeonato desde 1942


Quase ninguém se lembra, mas Bas Dost chegou ao Sporting com a responsabilidade de fazer esquecer Islam Slimani e a troco de 10 milhões de euros, que fazem dele a contratação mais cara da história dos leões. 


E já poucos se lembram porque o avançado holandês tem justificado cada cêntimo à custa de golos – 33 para sermos exatos. São tantos que já igualou o melhor registo da carreira em campeonatos e está a cinco de fixar um novo recorde pessoal no que diz respeito a temporadas.

A versão goleadora de 2016/17 é a melhor de Bas Dost nas últimas cinco épocas e apenas suplantada por aquela de 2011/12, ao serviço do Heerenveen. Na altura com 23 anos, o ex- Wolfsburgo assinou 37 golos, 31 deles no campeonato holandês, sendo que estes foram marcados em 34 jogos. Os mesmos 31 golos que Dost já marcou no ano de estreia no campeonato português, e que lhe valem, desde logo, o estatuto de melhor estreante na liga nos últimos 75 anos, destronando o brasileiro Mário Jardel, que, em 1996/97, marcou 30 golos pelo F. C. Porto.

À custa deste registo significativo, o avançado, de 27 anos, só precisa de mais um golo, nas três jornadas que restam até ao final da Liga, para estabelecer um novo recorde pessoal em campeonatos, que lhe servirá também para igualar o registo do benfiquista Jonas na época transata.

Menos provável afigura-se-lhe a meta de igualar ou ultrapassar os 37 golos de 2011/12. Mas nem por isso impossível, até se tivermos em conta os antecedentes do artilheiro, nascido na holandesa Deventer, com os três adversários com quem vai medir forças antes do fecho da época: na primeira volta, marcou um ao Belenenses, dois ao Feirense e outros tantos ao Chaves.

A juntar a isto, Bas Dost, que assinou 22 desses 33 go- los no que já lá vai de 2017 – mais três que Cristiano Ronaldo, por exemplo –, reacendeu as aspirações pela Bota de Ouro, por graça do hat-trick que demoliu o Braga, no passado domingo. É que Lionel Messi só está a dois golos de distância e já foi mais descabido que a distinção do melhor marcador das ligas europeias seja para o holandês.

@Jornal de Notícias
Vasco Samouco desporto@jn.pt
Share on Google Plus

Sobre Cortina Verde

Portal de informação diária relacionada com o Sporting Clube de Portugal. Artigos, Reportagens e Exclusivos relacionados com a maior potencia desportiva nacional.

0 comentários: