Dost é o mais rápido da Europa a facturar e é o goleador mais influente



Bas Dost, líder na corrida pela Bota de Ouro, é o mais lesto a marcar e o goleador mais influente



Nenhum dos outros concorrentes do 28 leonino assume uma fatia tão grande (49%) dos golos da equipa, nem demora tão pouco a atirar a contar. Em Espanha e Itália há mais uma ronda para faturar

Estava forçado a marcar, ante a pressão da concorrência na corrida pela Bota de Ouro e não só correspondeu, como reforçou a sua candidatura. Depois de ter ficado em branco no triunfo sobre o Arouca, na ronda anterior, Bas Dost arrepiou caminho e, com um hat trick diante do Boavista, igualou Messi no topo dos goleadores europeus. Mas não foi só no duelo diretocomo astro do Barcelona pela Bota de Ouro que o 28 dos leões suplantou o 10 blaugrana neste fim de semana. Com os três golos apontados aos axadrezados, o holandês aproveitou a seca do argentino – que tinha bisado na quartafeira e se tinha distanciado na liderança dos goleadores europeus – diante do Málaga e igualou os 27 golos de Messi. Só que os marcou em menos tempo, cotando-se, agora, como o artilheiro que chega, em média, mais rápido ao golo.

Bas Dost respondeu com um hattrick ao bis de Lewandowski diante do Dortmund de Aubameyang que, também na corrida pela Bota de Ouro, ficou em branco: ambos foram superados pelo avançado holandês do Sporting.O 28 dos leões, de resto, assume ainda um outro nível de protagonismo: entre os goleadores que disputam a distinção de maior artilheiro da Europa, ninguém é tão influente na capacidade concretizadora da equipa: com 27 golos nos 55 conseguidos pelos leões na Liga, B as Dost encarregou-sede quase metade dos tiros certeiros da equipa, com 49% dos golos.

A preponderância do holandês não tem par entre os seus concorrentes – o Barcelona, por exemplo, apresentaum segundo candidato, Luis Suárez, com 24 golos, à distinção, enquanto o segundo melhor marcador do Sporting é Alan Ruiz com... seis golos.

O rendimento do holandês contratado no último defeso por dez milhões de euros ganha relevância mesmo quando o termo de comparação ganha dimensão... coletiva. Com 27 golos, Bas Dost já marcou mais do que metade das equipas da Liga – a saber: Marítimo, Arouca e Paços de Ferreira (26), Feirense (25), Moreirense (24), Estoril (22), Belenenses (21), Nacional (19) e Tondela (18) – fez tantos golos como equipas como o Vitória de Setúbal, Boavista ou... Wolfsburgo, equipa que representou nas últimas quatro épocas e luta agora por manter-se na Bundesliga.

Com nove golos apontados nas últimas quatro jornadas – ficouem branco na ronda anterior, em Arouca, mas ao hat trick diante do Boavista, o 28 leonino juntara já o bis ao Nacional que sucedera ao póquer conseguido em Tondela –, Bas Dost parece decidido em partir para a reta final da época com grande rendimento.O avançado leonino, porém, terá de levar em linha de conta um fator que pode assumir particular importância: o quadro competitivo. Se, na Liga, terá ainda seis jogos para aumentar o seu pecúlio particular,em Espanha e Itália faltam ainda disputar sete jornadas, o que pode beneficiar Messi e Suárez ou Belotti e Dzeko. Na Alemanha, restam as mesmas seis rondas do que em Portugal. Caso se repetisse o registo da primeira volta perante os adversários que ainda serão defrontados, Bas Dost marcaria mais seis golos até final da época – e Messi somaria mais... sete. De momento, a ombrear com o craque argentino pela Bota de Ouro, Bas Dost é o mais rápido e o mais influente goleador da Europa.

Por Mário Duarte
@Jornal de Noticias

Share on Google Plus

Sobre Smile Brain

Portal de informação diária relacionada com o Sporting Clube de Portugal. Artigos, Reportagens e Exclusivos relacionados com a maior potencia desportiva nacional.