Reportagem Cortina Verde: «Bas Dost e a sua formação no FC Emmen»



 Voltamos às origens do nosso goleador


...É verdade, Bas Dost anda nas bocas do mundo depois do "Poker" frente ao Tondela. O Holandês finalizador com os quatro golos apontados ao Tondela, no último sábado, chegou aos 22 golos da Liga, saltando assim para a segunda posição do «ranking» da Bota de Ouro logo atrás do argentino Leo Messi.

Dost, a contratação mais cara da história do emblema de Alvalade continua a não deixar o seu crédito por mãos alheias e continua a definir muito bem a sua finalização enquanto goleador máximo do Plantel do Sporting. Mas afinal de onde vem este talento nato para acertar nas redes adversárias? Onde Dost começou a mostrar esta veia goleadora?


Dost é natural de Deventer (Cidade na região de Salland, na província holandesa de Overijssel, bem junto ao Rio Issel), mas foi em Emmen que começou a dar os primeiros toques de habilidade, procuramos no grandioso espaço cibernautico por alguém com conhecimentos sobre a passagem de Dost pelo FC Emmen (clube que milita na 2ª Div. Holandesa) encontramos Marc Timmer, o Relações públicas do FC Emmen e conhecedor do percurso de Bas Dost pelo clube holandês.


Timmer é atualmente jogador de futebol de Praia da Seleção Holandesa onde disputa os grandes torneios mundiais da modalidade, também é ao mesmo tempo o homem forte do FC Emmen nas redes sociais e na comunicação do clube.

Boas Tardes Marc, Obrigado por tornares possivel esta entrevista.

Cortina Verde: Continuas a acompanhar a carreira do nosso goleador Bas Dost? Sabemos que o FC Emmen foi um dos grandes responsaveis pela sua veia goleadora...

Marc Timmer: "Sim, claro. Penso que todos os fãs de futebol holandeses estão atentos ao desempenho do Bas Dost, talvez o melhor avançado da selecção nacional holandesa neste momento. E aqui em Emmen toda a gente fala, quase diariamente, do Bas Dost, é espantoso o seu actual desempenho."

Cortina Verde: O FC Emmen tem academia de formação propria correcto? Foi dessa academia que saiu Bas Dost?

Marc Timmer: "O FC Emmen teve uma grande academia de jovens mas depois que começamos a trabalhar com o Heereveen perdemos para eles vários bons jogadores. Durante alguns anos interrompemos o trabalho de formação mas desde que, há alguns anos., voltamos a ter uma academia própria já apareceram alguns grandes talentos. O AZ Alkmaar (uma das melhores academias da Holanda) já veio cá buscar uma dos nossas maiores promessas."

Cortina Verde: A população de Emmen ainda dedica muito tempo ao futebol, ainda se ouve na rua o nome do nosso ponta de lança? Como é que os adeptos reagem ao sucesso de Bas Dost no Sporting enquanto produto da formação do FC Emmen?

Marc Timmer: "Por cá toda a gente fala do Bas Dost. Durante o seu percurso nas camadas jovens nunca foi o melhor avançado da equipa, mas depois que saiu tornou-se um avançado de classe mundial. As pessoas estão surpreendidas com a sua carreira e desejam-lhe tudo de bom. Ninguém imaginava que chegasse tão longe."  


Cortina Verde: Dost quando olhas para ele, tem tudo o que um tradicional ponta de lança holandes costuma ter, Lembro-me por exemplo de Marc Van Basten, Van Persie, Ruud van Nistelrooy, Patrick Kluivert, etc...todos tinham este instinto de finalizar. A Holanda continua a fornecer pontas de lanças de qualidade mundial?

Marc Timmer: "Penso que a Holanda sempre teve grandes avançados mas o Marco Ban Basten foi o melhor do mundo. O Bas Dost está a ter um desempenho excelente em Portugal mas também tem de começar a marcar pela Selecção." 

Cortina Verde: Finalizando, queres enviar alguma mensagem aos adeptos do Sporting Clube de Portugal, e sobretudo a Bas Dost? 

Marc Timmer: "Desejamos-lhe tudo de bom, esperamos que ganhe a bola de ouro e que faça muitos golos pela Selecção holandesa."

Entrevista realizada por Carlos Martins (Cortina Verde)
@Cortinaverde
Agradecimentos: João Massapina (Tradução) e Marc Timmer.

Share on Google Plus

Sobre Smile Brain

Portal de informação diária relacionada com o Sporting Clube de Portugal. Artigos, Reportagens e Exclusivos relacionados com a maior potencia desportiva nacional.