Luís Martins tira Sporting B do abismo

Dez anos depois, o lisboeta de 53 anos voltou à Academia para revitalizar uma equipa que escorregava para o terceiro escalão. O perfil do "pedagogo exigente" reuniu absoluto consenso na SAD.


Com cinco vitórias nos últimos cinco jogos e 16 pontos ganhos desde que regressou à Academia para liderar os bês - assumindo a direção técnica da formação do Sporting -, Luís Martins assinala com resultados imediatos o retorno ao emblema no qual já desempenhou inúmeras funções, incutindo o seu estilo assertivo e convicto. Com um passado preenchido, o responsável de 53 anos, sabe O JOGO, foi uma escolha unânime da sociedade anónima de SAD, em consonância com toda a estrutura de futebol. O perfil incisivo de Luís Martins esteve na base da opção tomada.

Face à saída de João de Deus da liderança da formação secundária dos verdes e brancos, a SAD encontrou no treinador uma resposta imediata ao comando técnico referido, mas com contornos mais abrangentes no sector de formação, o mesmo que hoje assume uma importância absolutamente nevrálgica para a equipa administrativa liderada por Bruno de Carvalho. Conhecido pelas ideias próprias e por não ser um "yes man", Luís Martins passou seis temporadas nos quadros leoninos, onde foi treinador dos escalões de formação e chegou a adjunto da equipa técnica encabeçada por José Peseiro. Na altura, divergiu com alguns responsáveis de então na Academia, em defesa das suas ideias.

No patamar profissional, o lisboeta deixou o Sporting em 2006/07 para assumir o comando técnico do Portimonense, a que se seguiu a coordenação técnica do Braga. Posteriormente, Luís Martins teve uma experiência de seleção e clube (Al-Ahli Jeddah) na Arábia Saudita, fazendo depois parte das equipas técnicas de André Villas-Boas no Tottenham e no Zenit de São Petersburgo. No trabalho de campo, alterna entre a exigência e a pedagogia.

Para já, Luís Martins tenta manter os bês a salvo da descida, mas o futuro deverá passar pela coordenação diretiva na Academia.

Fotografia: Filipe Amorim/Global Imagens
Por Filipe Alexandre Dias\Jornal OJOGO
´
Share on Google Plus

Sobre Smile Brain

Portal de informação diária relacionada com o Sporting Clube de Portugal. Artigos, Reportagens e Exclusivos relacionados com a maior potencia desportiva nacional.