Leonardo Jardim: "Quero que Jesus tenha muito sucesso"



Falamos-lhe em títulos e a resposta é sempre um verbo: rentabilizar. Leonardo Jardim vestiu o projeto do Mónaco e acha que, em breve, toda a classe o acompanhará. A O JOGO, fala também sobre a sua influência no Sporting de Jorge Jesus.



Vê-se a ganhar uma Liga dos Campeões?

-Trabalho para ganhar, como todos os treinadores. Mas, acima de tudo, trabalho para rentabilizar mais do que os outros. O que significa isso para mim? Simplesmente, investimento e produto final. Com certeza, no futebol, quem investe mais vai ganhar mais. Nos treinadores, reconheço as competências dos que fazem mais com menos. É um conceito de treinador que se vai afirmar no futuro. Vou percebendo essa mudança; a tendência para querer saber se o treinador tem capacidade para valorizar o que existe e não apenas comprar, comprar e comprar.

A esse propósito, o que sente quando ouve o Jorge Jesus dizer que, no Sporting, há um antes e um depois dele?

-Tenho uma boa relação com o Jesus. Temos algumas coisas em comum, incluindo o facto de termos ambos vindo de baixo, dos campeonatos amadores, até chegarmos ao mais alto nível. Afirmações como essas são interpretadas de várias maneiras. Eu, por exemplo, acho que existe um antes e um depois de Jesus como existe um antes e um depois de Leonardo.

Olha para a equipa do ano passado, com William, Adrien, Slimani e João Mário, e vê mais trabalho dele ou seu?


-Vejo que essa equipa, normalmente, com mais dois anos de trabalho e alguns acertos, só podia evoluir. Mas eu gosto do Jesus e acho que temos uma relação engraçada. Só quero que ele tenha sucesso também.

O orçamento também é diferente. Trabalhou com 25 milhões e agora o Sporting gasta 60...

-Eu adapto-me. Não quero é que as pessoas atirem poeira para os olhos. Não é a mesma coisa trazer o Sporting do sétimo lugar para a Liga dos Campeões com jogadores que, num caso ou outro, nem eram considerados para nada. Não tem nada a ver. Era outra equipa; os jogadores tinham outra dimensão e tiveram outro nível de progressão.

Por José Manuel Ribeiro
@Jornal OJOGO

Share on Google Plus

Sobre Smile Brain

Portal de informação diária relacionada com o Sporting Clube de Portugal. Artigos, Reportagens e Exclusivos relacionados com a maior potencia desportiva nacional.