Conheça as frases que levaram ao castigo de Octávio Machado

Conselho de Disciplina diz que diretor de futebol cometeu ilícito com tais considerações


O Conselho de Disciplina da FPF decidiu suspender Octávio Machado, diretor para o futebol, pelas seguintes declarações aos mais diversos órgãos de comunicação social:

Sobre a arbitragem de Cosme Machado no Arouca-Sporting: "Não queremos que se crie a ideia que somos nós a coagir os árbitros. A nota de Cosme Machado aparecer na imprensa é pirataria. O Tiago Martins, no Estádio da Luz, quando marca o penálti fantasma que dá o 2-0, isso viu-se na nota? Sabemos que foi premiado, pois surgiu como quarto árbitro de Manuel Oliveira. Isto é coação. Se perdoarem um penálti contra o Sporting, levam a sério. É um aviso aos árbitros." À posteriori: "As imagens televisivas demonstram claramente que a verdade dos factos não é o que vem no relatório do árbitro. Depois de tudo o que se passou, do que as pessoas viram, no estádio e na televisão, os sportinguistas já não duvidam do facto de o Sporting ir em primeiro lugar incomoda muita gente."

Na antevisão ao U. Madeira-Sporting: "Vamos entrar num período de paz, reunião em família, mas deve ser aproveitado para refletir por todos. Os árbitros deviam ser melhor defendidos e assinalo com grande desgosto e tristeza não termos um árbitro na fase final do Europeu. A saída das notas que apitaram o Sporting é a mais vil forma de coação sobre os árbitros. Só vejo nesta intenção coagir os árbitros que apitam o Sporting nas decisões que têm de tomar. Não tenho medo das palavras, o Conselho de Arbitragem não agir é uma espécie de conivência interna."

Referindo-se à nomeação de João Capela para o jogo entre Académica e Benfica: "Para lançar maior perturbação na arbitragem foi feita a nomeação de João Capela para o jogo do Benfica, árbitro que fica em posição difícil e ingrata, está a lança-lo às feras. Toda a gente depois da nomeação ficou estupefacto. Como é possível? Compreendo que dê conforto ao Benfica. Em catorze jogos arbitrados por João Capela, o Benfica conseguiu 13 vitórias e um empate. Os adversários nunca marcaram um golo. É importante para um jogo depois de uma competição europeia. Vítor Pereira deixou cair a máscara (...) Jorge Sousa apitou dois jogos do Benfica e o Benfica perdeu os dois. Foi afastado por não dar 100 por cento de garantias."

Autor: Alexandre Moita
Foto: Bruno Teixeira Pires
@Record.pt
Share on Google Plus

Sobre Smile Brain

Portal de informação diária relacionada com o Sporting Clube de Portugal. Artigos, Reportagens e Exclusivos relacionados com a maior potencia desportiva nacional.