Comentador BTV e Elemento da Comissão Arbitral coloca lugar à disposição por causa de posts benfiquistas

Página de Facebook de João Pinheiro motivou críticas de adeptos do Sporting


Apenas três dias depois de tomar posse como membro da Comissão Arbitral (CA), o jurista João Pinheiro colocou o lugar à disposição. E tudo por causa de várias publicações na sua página pessoal de Facebook, onde exulta o Benfica e lança algumas provocações ao Sporting e a Bruno de Carvalho, algo que gerou indignação na blogosfera leonina, onde foram divulgadas várias imagens a mostrar os posts em causa.

A Comissão Arbitral é um órgão de arbitragem voluntária que opera no âmbito do protocolo entre a Liga e o Sindicato de Jogadores e cuja missão é resolver o mais depressa possível situações de rescisões unilaterais no âmbito desportivo, para que os jogadores não precisem de uma decisão judicial para voltar a jogar. João Pinheiro é um dos três elementos, nomeado pelo Sindicato, sendo que os outros são Ricardo Nascimento (presidente) e Lúcio Correia.

Contactado por Record, João Pinheiro, que também é comentador da BTV, confirmou que estava ao corrente da polémica. "Assim que me apercebi do que estava a acontecer, escrevi uma nota pessoal ao presidente da Liga e ao presidente do Sindicato para dar o meu ponto de vista", afirmou.

Na nota, divulgada em comunicado pelo Sindicato de Jogadores, João Pinheiro explica que colocou o lugar à disposição por entender "que deve ser preservada a imagem de qualquer órgão de que faça parte". "Apresento ao Sindicato e à Liga de clubes imediata disponibilidade para renunciar ao cargo que assumi, caso qualquer uma das instituições considere que a controvérsia gerada com a minha designação e tomada de posse afete o funcionamento da CA", justifica, garantindo que "os comentários produzidos não se enquadram em qualquer contexto de exercício profissional, ou deontológico, consistem em trocas de opiniões entre amigos, num tom invariavelmente lúdico". "À data em que foram produzidos não me vinculava qualquer dever funcional, ou outro, relacionado com o fenómeno desportivo", esclarece.

Agora, caberá ao Sindicato e à Liga tomar a decisão de o afastar ou manter no cargo.

Autor: Sérgio Krithinas
@Record.pt
Share on Google Plus

Sobre Smile Brain

Portal de informação diária relacionada com o Sporting Clube de Portugal. Artigos, Reportagens e Exclusivos relacionados com a maior potencia desportiva nacional.