Andy Xztals: O Adepto do Sporting que reinventa equipamentos

O JOGO entrou em contacto com o criativo que fez sucesso no site do jornal através das alterações que promove nos equipamentos dos gigantes do futebol mundial. 



A sua fotogaleria somou mais de oito milhões de páginas vistas, para além de milhares de partilhas nas redes sociais.

Identifica-se na internet por Andy Xztals, mas não disponibiliza mais informação. Com persistência, O JOGO conseguiu entrar em contacto com o designer e descobriu um jovem inglês, natural de Manchester e, quase que por "consequência", fã de José Mourinho e de Cristiano Ronaldo. Com apenas 20 anos, Andy - Xztals é a maneira como os mais próximos o tratam e como o próprio gosta de se identificar - aproveita os tempos livres para reinventar equipamentos de grandes equipas de futebol, juntando "duas grandes paixões": o futebol e o design. Depois, partilha-os nas redes sociais, onde já conta com mais de 50 mil seguidores.

"Sempre fui criativo, mas descobri esta paixão na faculdade, onde estudei design", começou por contar. "Comecei a reelaborar equipamentos depois de ver o impacto das partilhas de MBROIDERED [outro designer, que também utiliza as redes sociais como plataforma de divulgação]. Criei uma conta no Instagram e comecei a divulgar o que ia produzindo", acrescentou. O impacto, diz, "foi imediato", e os seguidores naquela rede social multiplicaram-se em poucos meses, ultrapassando mesmo o criador que o inspirou (MBROIDERED tem quase 47 mil, menos seis mil do que Xztals).

A trabalhar como designer numa pequena empresa familiar no Noroeste de Inglaterra, Andy não esconde o desejo de saltar para o plantel das multinacionais, aspiração que ganhou vida com o telefonema da ADIDAS.

"Ainda não colaboro com nenhuma grande marca ligada ao futebol. Isso seria um golaço para mim. Até agora, recebi apenas um telefonema de um diretor da ADIDAS - já não me recordo do nome -, que me deu alguns elogios pelo meu trabalho. Apesar de ter sido só uma conversa, foi incrível", contou.

Nostalgia por Ronaldo, esperança em Mourinho

A região onde Xztals cresceu respira futebol e acolhe alguns dos gigantes da Premier League, como é o caso do Manchester United, clube de que é fã. A conversa chegou, por isso, ao impacto dos portugueses em Old Trafford. Para Andy, José Mourinho "devolveu o orgulho aos red devils", que agora olham para o futuro com grande otimismo.

"Os últimos anos não foram espetaculares no Manchester United. Por isso, ver chegar José Mourinho foi empolgante. Tanto eu como a maioria dos adeptos acreditam que ele pode ajudar-nos a regressar ao topo e a conquistar troféus. Sem ele, não teria sido possível contratar jogadores como Ibrahimovic, Pogba ou Mkhitaryan", afirmou.

Para além da esperança que alimenta em Mourinho, Andy não esquece a passagem de Cristiano Ronaldo em terras de sua majestade. "Cristiano Ronaldo mostrou a sua habilidade tanto na Premier League como em La Liga, conquistando todos os troféus possíveis nos dois clubes. O que ele fez no meu clube, todavia, ficará para sempre na minha memória", afirmou. A ligação com o Bola de Ouro estende-se mesmo até Portugal, onde, confessa, torce pelo Sporting. "Foi o clube que criou o Cristiano Ronaldo. Logo, é o clube português de que mais gosto", concluiu.

Por João Cardoso
@Jornal OJOGO
Share on Google Plus

Sobre Smile Brain

Portal de informação diária relacionada com o Sporting Clube de Portugal. Artigos, Reportagens e Exclusivos relacionados com a maior potencia desportiva nacional.