Ricciardi queria investidor com a maioria da SAD do Sporting

Gravações de conversas entre gestor e presidente do Sporting, antes de ser eleito, revelaram plano do banqueiro para 'salvar' o clube.


José Maria Ricciardi queria um investidor com uma palavra a dizer na gestão diária do clube. A gravação de uma conversa antiga entre o banqueiro e Bruno de Carvalho, publicada no Youtube, revelou a intenção do banqueiro de que o Sporting perdesse a maioria da SAD.

Segundo o Correio da Manhã, a conversa, que data de 2013, antes da eleição de Bruno de Carvalho como presidente do Sporting, revela que o gestor, que se encontrava no Banco Espírito Santo de Investimento, afirmou que os bancos estavam interessados em "continuar a meter dinheiro no Sporting", se o clube arranjasse um "investidor" com 10 milhões de euros, que ficaria na posse da "maioria da SAD".

Este investidor ficaria com "palavra a dizer na gestão diária do clube, em conjugação com o presidente eleito".

A gravação contava ainda com um terceiro elemento: Sikander Satter (presidente da empresa de auditorias KPMG). O responsável admitiu que os dois candidatos (José Couceiro também agradava à banca) serviam os interesses do clube, mas "deixam a desejar em termos de perfil".

"Nenhum dá aquela confiança total e inequívoca. [...] Queremos uma liderança que seja independente da irracionalidade dos adeptos", referiu Satter.

O plano da Banca fazia também com o presidente do Sporting perdesse todos os poderes. "O investidor nomeia dois ou três executivos. O pagamento de qualquer despesa não pode ser feito pelo presidente. Será sempre necessário outra assinatura de um dos executivos. O presidente do Sporting não manda, é apenas mais um", revelava Sikander Satter.

Recorde-se de que Bruno de Carvalho não seguiu o plano delineado pelos bancos e entrou em negociações muito complicadas para renegociar a dívida do Sporting, com um desfecho positivo para as contas dos 'leões'.

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt
Foto: DR
Share on Google Plus

Sobre Smile Brain

Portal de informação diária relacionada com o Sporting Clube de Portugal. Artigos, Reportagens e Exclusivos relacionados com a maior potencia desportiva nacional.