"Era a oito que Geraldes podia ter um futuro melhor" - José Lima

Apesar do médio ter brilhado nessa posição na formação, Jesus torceu o nariz à opção de o lançar para o lugar do castigado Adrien, no Estoril. José Lima, ex-treinador da formação do Sporting, deixa um comentário a O JOGO.


Vítima do quinto cartão amarelo na Liga no duelo de anteontem frente ao Rio Ave, Adrien vai ter de cumprir castigo na deslocação ao terreno do Estoril da próxima jornada e a sua ausência abre uma vaga para preencher no meio-campo do Sporting. Com o capitão impossibilitado de dar o seu contributo à equipa, a lógica "mandava" que Francisco Geraldes - resgatado ao Moreirense para suprir a saída de Elias para o Atlético Mineiro - fosse a primeira escolha para suprir a ausência do 23, mas Jorge Jesus, logo a seguir ao jogo com o Rio Ave, fez questão de dizer que via o jovem como opção para "segundo avançado".

Na sequência dessa mesma ideia, o técnico do Sporting chegou a afirmar que a colocação de Geraldes a "8" seria uma "adaptação", mas o passado do médio indica que este se sente como peixe na água na posição habitualmente ocupada por Adrien na equipa leonina. "Cada treinador tem as suas ideias próprias sobre a melhor forma de utilizar um determinado jogador. Na formação do Sporting, o Chico Geraldes jogava sempre como um médio mais ofensivo. Normalmente era lançado como "8" porque tratava-se de um atleta criativo, com muita qualidade de passe e inteligência tática. Na altura era nessa posição que tinha mais rendimento e onde podia ter um futuro melhor", revelou o antigo técnico da formação dos leões em declarações a O JOGO, ressalvando que a posição mais adiantada em que o jovem atuava era a de "10". "Nas camadas jovens não me recordo de ter sido segundo avançado. No entanto, o Jorge Jesus tem trabalhado com ele todos os dias e não estou aqui para discutir as suas opções", rematou.

Recorde-se que, desde o seu regresso a Alvalade, Geraldes esteve no banco no Dragão para, posteriormente, ficar na bancada com o Moreirense e fora dos convocados com o Rio Ave, com uma passagem forçada pela equipa B pelo meio.

Fotografia: Gustavo Bom/Global Imagens
Duarte Tornesi\Jornal OJOGO
Share on Google Plus

Sobre Smile Brain

Portal de informação diária relacionada com o Sporting Clube de Portugal. Artigos, Reportagens e Exclusivos relacionados com a maior potencia desportiva nacional.