Ciclismo: Nocentini vence primeira etapa na Volta ao Alentejo

O italiano Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira) venceu hoje a primeira etapa da Volta ao Alentejo, uma ligação de 158 quilómetros, entre Portalegre e Castelo de Vide, marcada pela média montanha.


O corredor transalpino, que já dera boa conta do recado na Volta ao Algarve, que terminou no top 10, foi o mais rápido do grupo restrito que discutiu a tirada inaugural. O segundo classificado foi Eduard Prades (Caja Rural-Seguros RGA) e o terceiro Carlos Barbero (Movistar Team).

Esta primeira etapa foi muito movimentada, distribuindo-se as iniciativas por dois períodos distintos. Na fase inicial, mais plana, vigorou uma fuga de dois elementos, Matteo Dal-Cin (Rally Cycling) e Sean Mckenna (An Post Chain Reaction). Estiveram na dianteira entre os quilómetros 8 e 100.

Finda esta escapada, iniciou-se a luta pela camisola da montanha e o pelotão começou a desfazer-se, mercê das quatro subidas pontuáveis para a classificação dos trepadores. Após a segunda das quatro escaladas, isolou-se um quarteto, formado por Alejandro Marque (Sporting-Tavira), Ricardo Vilela (Manzana Postobón), Logan Owen (Axeon Hagens Berman) e Nicholas Schultz (Caja Rural-Seguros RGA), que seria absorvido a 25 quilómetros da chegada.

O colombiano Aldemar Reyes (Manzana Postobón) e o irlandês Eddie Dunbar (Axeon Hagens Berman) destacaram-se na subida da Senhora da Penha, acabando alcançados a 5 quilómetros da meta. O ciclista da Colômbia conseguiu, todavia, um prémio de consolação. Venceu três prémios de montanha e, assim, deu um passo de gigante para a conquista da camisola dos trepadores, que poderá juntar à de melhor jovem do Troféu Joaquim Agostinho 2016.

Rinaldo Nocentini junta a classificação por pontos à geral individual, enquanto Jasper de Laat (Metec-TKH Mantel) é o melhor jovem. Por equipas comanda a Manzana Postobón.

A 35.ª Volta ao Alentejo prossegue nesta quinta-feira com a disputa da segunda etapa, 171,3 quilómetros entre Monforte e Portel.

Classificação
1.ª Etapa
Portalegre - Castelo de Vide, 158 km
1.º Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira), 4h04m09s
2.º Eduard Prades (Caja Rural-Seguros RGA), mt
3.º Carlos Barbero (Movistar Team), mt
4.º David de la Fuente (Louletano-Hospital de Loulé), mt
5.º Jan Tratnik (CCC Sprandi Polkowice), mt
6.º Edgar Pinto (LA Alumínios-Metalusa BlackJack), mt
7.º Jasper de Laat (Metec-TKH Mantel), mt
8.º Andrey Amador (Movistar Team), mt
9.º Jetse Bol (Manzana Postobón), mt
10.º Krister Hagen (Team Coop), mt

Geral Individual
1.º Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira), 4h03m59s
2.º Eduard Prades (Caja Rural-Seguros RGA), a 4s
3.º Carlos Barbero (Movistar Team), a 6s
4.º David de la Fuente (Louletano-Hospital de Loulé), a 10s
5.º Jan Tratnik (CCC Sprandi Polkowice), mt
6.º Edgar Pinto (LA Alumínios-Metalusa BlackJack), mt
7.º Jasper de Laat (Metec-TKH Mantel), mt
8.º Andrey Amador (Movistar Team), mt
9.º Jetse Bol (Manzana Postobón), mt
10.º Krister Hagen (Team Coop), mt

@http://www.fpciclismo.pt
Share on Google Plus

Sobre Smile Brain

Portal de informação diária relacionada com o Sporting Clube de Portugal. Artigos, Reportagens e Exclusivos relacionados com a maior potencia desportiva nacional.