José Quintela: «Suspendo a partir de hoje as minhas funções no Jornal Sporting»

Editorial do Director do Jornal Sporting na edição n.º 3605


Quis o destino que tivesse escrito o meu primeiro editorial na semana em que o nosso Jornal completou 91 anos (edição n.º 3.409, de 4 de Abril de 2013). A honra, o orgulho de poder dirigir esta publicação única na imprensa mundial de clubes mas “também a responsabilidade acrescida de continuar esta obra a que tantos e bons Sportinguistas se dedicaram ao longo de anos, de alma e coração”, como então escrevi.

Vivíamos há cerca de quatro anos tempos extremamente difíceis, o Clube em estado de pré-falência e de orgulho ferido. Com uma equipa corajosa e determinada, pronta a dar a volta à situação com muito esforço, dedicação e devoção foram colocadas mãos à obra com os resultados que estão à vista de todos.

No que à comunicação diz respeito, a primeira fase passou por reestruturar, adaptar aos novos tempos e às novas exigências. Foram as prioridades e foi neste espaço afirmado: “este é um tempo de avaliação e de reajustamento, no sentido de implementarmos o modelo que preconizámos e que foi sufragado pelos Sócios. As plataformas de comunicação e os conteúdos constituem uma área estratégica e fundamental. Assentam num conceito de desenvolvimento global multimédia, com uma gestão integrada de conteúdos e a utilização de diferentes plataformas que incluem todas as existentes e outras a criar, como é o caso da Sporting TV”.

E assim foi, um ano depois e a partir do zero, estava no ar a 17 de Julho de 2014, a Sporting TV, após a emissão de estreia em streaming na Internet da I Gala Honoris Sporting, no dia 1 de Julho, no aniversário do Clube, a partir do Meo Arena. Apenas um ano depois, é apresentado o novo site do Clube, com nova arquitectura e funcionalidades adaptadas às exigências e maior interactividade com os Sócios e adeptos. Em simultâneo, as redes sociais conheceram neste período uma nova dinâmica: dinamização do Instagram e Twitter, conhecendo o Facebook um crescimento de quase cinco vezes mais, passando para os 2,4 milhões de seguidores que detém actualmente.

O nosso Jornal, como as restantes plataformas de comunicação, é um importante instrumento de acompanhamento de todo o Universo Sporting e, enquanto parte de um Sporting Clube Portugal eclético de facto, deu e dá voz às modalidades (são já 50!) e seus protagonistas que tiveram e têm aqui, um espaço privilegiado por excelência de informação, divulgação e promoção da sua actividade.

Chegou a hora, por cumprimento estatutário, de dar voz de novo aos Sócios, para em consciência e no pleno exercício dos seus direitos sufragarem aqueles que entendem ser os melhores para dirigirem os destinos do nosso Clube do coração para o período de 2017/2021. O Presidente da Assembleia-Geral marcou as eleições para o próximo, dia 4 de Março. Com isto é tempo de apresentação de listas candidatas aos diversos órgãos sociais: Mesa da Assembleia Geral, Conselho Directivo, Conselho Fiscal e Disciplinar, e Conselho Leonino. São já conhecidas duas intenções de candidatura, uma liderada pelo actual Presidente Bruno de Carvalho e outra por Pedro Madeira Rodrigues, que terão até 2 de Fevereiro para formalizar o respectivo processo.

Fui convidado para liderar uma vez mais a comunicação da candidatura de Bruno de Carvalho, facto que muito me honra e que com agrado aceitei. Entendo que nesta nova condição e enquanto parte directamente interessada não devo continuar a dirigir o nosso Jornal o que, com muito orgulho, fiz nestes últimos quase quatro anos. Com a presente edição suspendo hoje as minhas funções de Director do Jornal Sporting enquanto decorrer o período eleitoral. Faço-o por coerência e convicção mas também por transparência, respeito e garantia de independência e pluralidade do Jornal Sporting.

Neste período assumirá funções como Director Interino o nosso “Leão” e Editor Executivo, Pedro Figueiredo. Ao Pedro e a toda a estrutura do nosso Jornal o meu muito obrigado e votos de muitos sucessos!

Aproveito para saudar, tal como fiz no meu primeiro editorial, todos aqueles que me antecederam e que permitiram que em 21 de Março de 2017, o jornal “Sporting” complete 95 anos, como publicação prestigiada e de referência do desporto de clubes a nível mundial.

Muito obrigado a todos que comigo trabalharam e um agradecimento muito especial aos nossos leitores. “Valeu a pena”!
Boa leitura!

Por Jornal Sporting
@Jose Quintela
Share on Google Plus

About Smile Brain