Estudantes sírias em visita simbólica em Alvalade




Mary Saleh e Bushra Shhadah cumpriram o sonho de visitar as instalações do Clube e foram recebidas por José Quintela, membro do Conselho Directivo, por Sílvia Saiote, coordenadora do Gabinete Olímpico, e por Celine Cepa, directora da Fundação Sporting


Esta terça-feira foi um dia certamente especial para duas estudantes Sírias. Mary Saleh e Bushra Shhadah estão integradas no programa de formação na área da Gestão e Organização de Eventos Desportivos, no âmbito do projeto “TASEM - Training Athletes for Sport Events Management”, e deslocam-se à Europa de 2 em 2 meses, tendo sido numa dessas deslocações que entraram em contacto com Sílvia Saiote.

A coordenadora do Gabinete Olímpico leonino explicou como foi possível a vinda das duas atletas sírias a Alvalade. “A oportunidade surgiu através do Sporting CP e da Fundação do Clube que abraçou este projecto. A Mary Saleh e a Bushra Shhadah estão a fazer uma formação, em que eu também estou integrada, chamada “Tasem Program”. É muito difícil conseguir-se um visto na Síria, mas felizmente como elas vinham para a Europa conseguimos aproveitar uma das idas à formação para que elas conseguissem fazer a ponte Roma-Lisboa e viessem assistir ao jogo do Sporting CP frente ao Paços de Ferreira”, começou por dizer ao Jornal Sporting, antes de explicar qual o principal objectivo da vinda das duas a Portugal. “A intenção desta semana é o concretizar de um sonho para as duas. Na formação, eu mostrei-lhes algumas fotografias do Clube e elas ficaram fascinadas e disseram logo que era um sonho um dia terem a oportunidade de irem ao estádio. Mas nunca me pediram nada, a ideia surgiu depois em conjunto com a Celine Cepa, com o Dr. José Quintela e com o Dr. Rui Caeiro. Ao longo da semana, elas vão experimentar os trampolins, realizar um treino de futebol feminino, ao fim ao cabo vão realizar muitas actividades sempre ligadas ao Sporting CP. Este Clube é um exemplo. Não só para o mundo do desporto, mas também para a sociedade em geral”, realçou.

Também a directora da Fundação Sporting, Celine Cepa, não tem dúvidas que vai ser uma experiência marcante para Mary Saleh e Bushra Shhadah. “Vai ser uma semana inesquecível para elas. O universo Sporting CP é muito mais do que apenas o futebol. É um conjunto de pessoas, de sentimentos, de valores, de modalidades, e creio que hoje elas já começaram a perceber isso. Já conheceram um pouco das instalações do Clube e vão ter a oportunidade de praticar várias modalidades."

"Acredito que no final da semana vão dizer que querem voltar e que gostaram muito da experiência que viveram”, destacou. Mary Saleh jogou futebol desde 2004 até 2011, tem 24 anos, e explicou como surgiu esta oportunidade. “Conhecemos a Sílvia Saiote no “Tasem Program”. Há duas, três semanas, ela surpreendeu-nos com o convite do Sporting CP para visitarmos Lisboa e o Clube. Quando a Sílvia nos contou eu nem queria acreditar, liguei logo à minha família a contar, foi incrível”, assinalou a estudante síria, que não escondeu a felicidade pela experiência que está a viver. “Hoje visitámos o museu, o estádio, enfim, não tenho palavras, foi memorável. Sei que o Sporting CP é um dos melhores Clubes da europa, já vi alguns jogos da equipa e conheço jogadores mediáticos como o Cristiano Ronaldo e o Luís Figo. Vai ser uma semana incrível. Vamos praticar vários desportos, estou a viver um sonho”, salientou. Uma opinião partilhada por Bushra Shhadah, praticante de tiro com arco. “É incrível estar aqui, estou a viver um sonho. O Clube é enorme, agradeço muito à Sílvia Saiote e às pessoas que proporcionaram a que fosse possível viver esta experiência. Não consigo explicar em palavras o que sinto neste momento, estou mesmo muito feliz. Nunca imaginei que fosse possível estar dentro de um estádio tão grande como este. Está a ser uma grande experiência e hoje é só o primeiro dia ainda”, concluiu.

Um dia inesquecível para as duas atletas sírias, o primeiro de uma semana seguramente de sonho.

Por Jornal Sporting
Share on Google Plus

Sobre Smile Brain

Portal de informação diária relacionada com o Sporting Clube de Portugal. Artigos, Reportagens e Exclusivos relacionados com a maior potencia desportiva nacional.

0 comentários: