Joni Brandão e Alejandro Marque assinam pelo Sporting\Tavira

Ainda nada está confirmado pela equipa algarvia, no entanto Joni Brandão e Alejandro Marque já são atletas da mais antiga equipa do pelotão nacional. 


Os dois ciclistas estiveram presentes no Jantar de Natal do Sporting Clube de Portugal, acompanhados pela única cara nova, até agora, conhecida, o sprinter Fábio Silvestre, podendo, desde já, afirmar-se que vão equipar de verde e branco em 2017.

Após um ano em que a Volta a Portugal não correu da forma esperada aos comandados de Vidal Fitas, o Sporting/Tavira reforça-se com um dos melhores trepadores portugueses. Falamos de Joni Brandão. Aos 27 anos, e depois de 4 temporadas na Efapel, o ciclista luso decidiu mudar de ares. Nestas 4 temporadas, evoluiu muito como ciclista, vencendo o título nacional de estrada em 2013, tendo sido 4º na Volta a Portugal do ano seguinte. No ano passado, começou, também, a destacar-se nas provas espanholas, sendo 8º na Volta a Madrid, antes de fazer mais uma grande Volta a Portugal, desta vez terminando no 2º posto, depois de ter sido medalhado de prata nos Nacionais de Braga.

Nas corridas do calendário nacional, destacam-se o 4º posto no Grande Prémio Jornal de Notícias e a vitória na geral da Volta ao Alto Tâmega. Já esta temporada, tornou-se um ciclista mais completo, triunfando na geral e na etapa rainha do Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela e na geral e numa etapa do Grande Prémio do Dão. Foi, ainda, 5º na Volta a Portugal e 3º na Volta a Castilla y Leon. Estava na altura de Joni Brandão dar o salto para o estrangeiro, mas se não o fez tinha que para continuar num grande projecto, como é o do Sporting/Tavira, mantendo-se numa das grandes equipas nacionais que lhe vai dar as condições necessárias para vencer provas. Para a equipa de Vidal Fitas, a chegada de Joni é um upgrade muito grande, pois pode dividir a equipa em duas frentes, uma com Rinaldo Nocentini e outra com Joni Brandão, e assim atacar mais provas e conseguir mais vitórias.

Para auxiliar o português, foi contratado Alejandro Marque. O galego de 35 anos teve um ano de 2016 menos positivo, aquando da sua passagem pela LA Alumínios-Antarte uma vez que foi apenas 2º na classificação geral da Volta a Bairrada. No currículo do espanhol que fez toda a carreira em Portugal, destaca-se, claramente, o triunfo na Volta a Portugal de 2013, ao serviço da OFM-Quinta da Lixa, que esteve envolto em polémica, devido ao possível consumo de substâncias dopantes, mas tudo não passou de um mal-entendido.

No entanto, este caso, não permitiu que Marque fosse para a Movistar, equipa com quem já tinha assinado contrato. Esteve um ano inactivo e, na temporada passada, ao serviço da Efapel, tinha sido 3º na Volta a Portugal. Aos 35 anos, Alejandro Marque continua a ser um grande ciclista, andando muito bem na montanha e sendo dos melhores especialistas do contra-relógio em Portugal. A sua experiência vai ser muito importante para ajudar os seus líderes ao longo das corridas, sendo essa uma mais-valia do galego que vai ser uma peça-chave do conjunto algarvio.

Por Camisola Amarela
http://camisolaamarela.wixsite.com/camisola-amarela
Share on Google Plus

Sobre Smile Brain

Portal de informação diária relacionada com o Sporting Clube de Portugal. Artigos, Reportagens e Exclusivos relacionados com a maior potencia desportiva nacional.

0 comentários: