Bruno de Carvalho: «Quero ganhar uma competição europeia»

O Presidente do Sporting CP, Bruno de Carvalho, aproveitou a presença na Web Summit para voltar a lançar o alerta sobre o actual estado do desporto-rei


Bruno de Carvalho esteve esta quarta-feira à conversa com o jornalista Ken Early, do 'The Irish Time', numa intervenção sobre os "negócios no futebol", que encerrou esta tarde o ciclo de conferências dedicadas ao desporto na Web Summit 2016. As mudanças no mundo do futebol, o diferendo com a Doyen e um (possível) regresso de Cristiano Ronaldo ao Clube que o formou foram alguns dos temas abordados pelo Presidente do Sporting CP.

"O futebol é entretenimento. Fico preocupado quando vejo as quedas no futebol: adeptos, audiência, subscritores de canais premium, audiência na televisão. Isso acontece porque os valores que o futebol passa as pessoas não são bons. E o problema não são só os social media e os miúdos que passam horas e horas nos videojogos. O futebol precisa de transmitir valores às pessoas para estas serem melhores. Estamos a passar os valores errados aos miúdos com o futebol atual, mas ninguém está preocupado", começou por dizer Bruno de Carvalho, explicando de seguida a sua visão das alterações nos últimos anos no futebol.

"Nos anos 80 era fã da Premier League. Nessa altura tínhamos o Blackburn que veio da segunda divisão e foi campeão. O mesmo aconteceu com o Everton. Hoje em dia, há mais dinheiro e são sempre os mesmos a vencer, três ou quatro clubes, tirando o que aconteceu na época passada com o Leicester. Agora vais a um jogo e já sabes quem irá vencer", acrescentou.

Para o líder leonino, é importante olhar com atenção para a introdução das novas tecnologias. "Pela primeira vez futebol está a competir com algo. Estamos a tomar muita coisa como garantida mas temos de entender como as pessoas veem o futebol e trazer essas pessoas do social media para o futebol. Daí teremos de olhar para a introdução de novas tecnologias, o que ajudará as pessoas a interessarem-se mais por futebol. Ou seja, usar social media para conectar com os miúdos. São precisas mudanças. Temos de mudar o futebol de forma geral e não ir aplicando pequenos remendos", vincou, antes de comentar o contrato feito pelos leões no âmbito dos direitos televisivos.

"É importante perceber o mercado, que nos diz por vezes o que fazer. O Benfica e o FC Porto fizeram primeiro o negócio. O prazo estava em cima da mesa. Não havia nada a fazer, só quanto ao dinheiro pelo contrato. E aí o Sporting CP fez um muito bom trabalho", sublinhou, comentando ainda o caso Doyen: "Não creio que o clube tenha de pagar. Ainda está tudo em tribunal. Quando cheguei ao Sporting CP, o clube acabara de perder cerca de 100 milhões de euros através de negócios com fundos. A partir de um certo ponto, disse que não queria trabalhar mais com fundos e a verdade é que começámos a dar lucros".

Questionado sobre a contratação de Jorge Jesus ao maior rival, Bruno de Carvalho foi peremptório: "Duas coisas: primeiro há que ter objetivos, segundo há que trabalhar muito. O Benfica não o queria, perdeu dois dias a pensar. Eu trabalhei sempre 24 horas e agora tenho o Jorge Jesus. Neste negócio não podemos dormir", frisou, apontado prontamente a mira a um objectivo futuro.

"Estou no final do primeiro mandato e o que quero para o segundo mandato, se vencer, é ganhar uma competição europeia. O caminho do Sporting CP tem de ser, primeiro, ser o maior Clube de Portugal, porque temos uma grande diferença para o FC Porto e Benfica. Depois, começar a olhar para as competições europeias, como a Liga Europa, e depois vemos o que podemos fazer na Liga dos Campeões. As equipas portuguesas enfrentam sempre problemas com árbitros quando jogam contra equipas de certos países. A Federação e a Liga precisam de falar sobre esta questão sem medo".

Por último, houve ainda tempo para comentar um possível regresso de Cristiano Ronaldo a casa. "Acredito que no fim da carreira, ele possa vir para o Sporting CP. Acredito que a carreira dele vá para lá dos 35/36 anos e acabe mesmo aos 41 ou 42. Ele cuida-se muito bem, é um bom desportista, vamos ver", rematou o Presidente do Sporting CP.

Por Sporting.pt
Foto: Sporting

Share on Google Plus

Sobre Carlos Martins

Portal de informação diária relacionada com o Sporting Clube de Portugal. Artigos, Reportagens e Exclusivos relacionados com a maior potencia desportiva nacional.

0 comentários: