Adrián Ramos: «Fiquei impressionado com William, o jogo passa todo por ele»

Adrián Ramos, o colombiano do Borussia Dortmund que ditou a terceira derrota dos leões na Liga dos Campeões, falou ao Maisfutebol sobre esse confronto.


Adrián Ramos é mais um dos avançados colombianos que nos últimos anos atravessou o Atlântico para mostrar serviço na Europa. Em 2009/2010 deixou o América Cali, clube que o formou e do qual é assumidamente adepto, para rumar ao Hertha de Berlim. Cinco épocas depois convenceu o Borussia Dortmund e lá que está desde 2014/2015.

Na Europa soma, em oito épocas, 255 jogos e 85 golos. O último valeu três pontos e foi marcado ao Sporting no início do mês de novembro, em Dortmund, em jogo a contar para a Liga dos Campeões. Estava a substituir o titular indiscutível Aubameyang que, o próprio colombiano reconhece, está «numa forma extraordinária».

Ainda assim, aos 30 anos, continua feliz na Europa e não coloca prazo na carreira. Está bem na Alemanha, mas diz que se for para crescer não se recusa a mudar de ares. De Portugal nunca recebeu nenhum convite, apesar de por cá já terem passado tantos compatriotas (muitos que até deixam saudades).

Ao Maisfutebol falou, entre várias coisas, sobre o Sporting que defrontou na Champions, o companheiro Raphael Guerreiro e o adversário Renato Sanches.

O Borrusia Dortmund é adversário do Sporting na Liga dos Campeões. Já fez os dois jogos e venceu os dois, o último com um golo seu. O que acha que o Dortmund, primeiro classificado no grupo F, pode fazer na Champions?


Não vamos colocar limites. Temos um grupo muito bom, jovem, mas com muito talento e que acredito ser capaz de fazer bem as coisas. O nosso pensamento é ir jogo a jogo, fazendo aquilo que sabemos e que temos competência para fazer. Temos equipa para lutar por cada jogo e ganhá-lo. Vamos ver até onde podemos ir.

Neste grupo também está o Real Madrid, que é segundo classificado depois do empate surpreendente na última jornada em Varsóvia (3-3). Quando conheceram o grupo, com Sporting e Legia, acharam logo que eram favoritos juntamente  com o campeão em título?

Não, não. Nada disso! Nós jogadores não pensamos assim. Dentro de campo esquecemos os nomes das equipas e o que queremos é ganhar, seja quem for o adversário. Não olhamos para as camisolas, mas sim para aquilo que queremos: ganhar. E certamente que os adversários também. Não se ganha só pelo nome da equipa.

Não viajou até Lisboa, por estar lesionado, mas defrontou o Sporting em Dortmund e marcou o golo da vitória. O que achou da equipa de Jorge Jesus?

Gostei bastante. Acho que o Sporting joga muito bem e demonstrou-o. Foi um adversário muito complicado para nós. Felizmente conseguimos ganhar, mas foi complicado. Não estive no jogo de Lisboa, mas acompanhei-o pela televisão. Foi difícil em Portugal e aqui também. Nunca se deram por vencidos e complicaram-nos muito a tarefa. É uma equipa boa e com futuro.

Ficou surpreendido com algum jogador em particular?

Para mim a equipa vale pelo seu todo, é de facto muito boa, mas sim houve quem me surpreendesse. Há sempre jogadores que nos despertam a atenção. O lateral-esquerdo, que se chama Marvin, pareceu-me muito bom e muito rápido, mas o médio-defensivo foi quem gostei mais. Não me recordo do nome, mas também joga por Portugal.

William Carvalho...?

Sim, sim, é esse o nome: William Carvalho. O jogo passa todo por ele, trabalha muito bem. Gostei muito. Esses foram aqueles que me despertaram maior atenção. Estiveram muito bem. Mas, como disse, o Sporting vale pelo seu todo e achei que tem bons jogadores em todas as posições.

O Sporting também já teve jogadores colombianos, os últimos: Fredy Montero e Teofilo Gutiérrez. O treinador disse mesmo, no final desse jogo, que sentia falta do Teo porque faltam golos à equipa. Também achou isso?

Se o treinador o diz, é porque sabe. Não marcaram em Dortmund, é verdade. O Teo é um grande avançado. Acompanhei o que fez no Sporting e acho que esteve muito bem e se o treinador diz que sente a falta dele, por alguma razão será. É um avançado com muito golo.

Por Maria Gomes de Andrade
@Maisfutebol.iol.pt
Share on Google Plus

Sobre Carlos Martins

Portal de informação diária relacionada com o Sporting Clube de Portugal. Artigos, Reportagens e Exclusivos relacionados com a maior potencia desportiva nacional.

0 comentários: