Sporting insiste nos 22 títulos e questiona números dos rivais

O clube de Alvalade reclama a conquista de quatro títulos no antigo Campeonato de Portugal. E pede aos rivais que expliquem a data de fundação


A página Sporting Comunicação emitiu, domingo, um longo comunicado a defender o palmarés desportivo dos "leões", que garantem ter 22 títulos de campeão nacional conquistados e não os 18 oficiais.

Apesar de alguns historiadores contradizerem esta teoria, o clube de Alvalade reclama a conquista de quatro títulos no antigo Campeonato de Portugal. Além destas contas, o comunicado faz ainda um ataque aos rivais, pedindo que "outros clubes esclareçam a data da sua fundação" e dizem ainda que há quem tenha vendido "a falácia de que são seis milhões quando são 4 ou 4,5 milhões". 

Comnicado Sporting:

"O Sporting Clube de Portugal, ao contrário de outros, está seguro, tranquilo e orgulhoso no que à sua História diz respeito.

Sabemos e está comprovado qual é a data inequívoca da nossa real fundação, 1 de Julho de 1906.

Não são precisos historiadores ou pseudo-historiadores para percebermos que outros persistem no falsear da história e na construção de mitos para se autopromoverem e, assim, enganarem o povo.

No dia em que esses clubes esclarecerem as datas da sua fundação;

No dia em que esclarecerem como é que existem fundadores de outros clubes que dizem ter nascido antes mas que jogaram pelo Sporting CP em 1906 (no Sporting CP os nossos fundadores nunca vestiram outra camisola);

No dia em que explicarem porque razão se agarraram a um estudo encomendado que se comprovou não ter qualquer credibilidade estatística ou científica para “venderem” a falácia de que são seis milhões quando são 4 ou 4,5 milhões;

No dia em que justificarem como é que contabilizam a conquista de 35 títulos nacionais no futebol – e evitem ofender a inteligência das pessoas com Ligas Experimentais (porque aquilo de que estamos a falar é de Campeonatos a sério reconhecidos como Nacionais).

Nessa altura, e sem qualquer compromisso, pois o que os outros pensam a nós pouco não nos interessa, talvez nos demos então ao trabalho de lhes explicar e mostrar a documentação de que é feita a nossa História.

A única pena que temos, pelos portugueses, é que alguma comunicação social teime em continuar a fazer esta figura triste de "comer" tudo o que lhe impingem de falso contra o Sporting CP em vez de fazerem um trabalho sério de jornalismo.

Quanto aos outros, até justificarem todos os mitos da sua "história", podem agarrar-se aos historiadores que quiserem que, como todos sabemos, existem bons e maus como em tudo na vida. É que por muito que se fale ou escreva não existe nada melhor do que deixar a própria História e os seus factos trazerem a verdade à tona.

Por nós estamos orgulhosos do nosso passado, concentrados no nosso presente e empenhados no nosso futuro que tem como prioridade, já nesta época desportiva, a conquista do nosso 23º título de Campeões Nacionais de Futebol."

Cátia Andrea Costa
@Sabado.pt
Share on Google Plus

Sobre Smile Brain

Portal de informação diária relacionada com o Sporting Clube de Portugal. Artigos, Reportagens e Exclusivos relacionados com a maior potencia desportiva nacional.

0 comentários: