Futsal: Sporting quer tirar Supertaça ao Benfica na secretaria

‘Leões’ apresentaram queixa por o clube da Luz ter utilizado um jogador que estaria proibido de jogar. 


O Sporting quer tirar a Supertaça de futsal conquistada esta temporada pelo Benfica. De acordo com o jornal ‘Record’, o clube leonino apresentou uma queixa no Conselho de Disciplina da FPF devido à utilização de Bruno Coelho por parte da formação ‘encarnada’ no jogo da Supertaça. De acordo com a queixa dos ‘leões’, o ala estaria sob castigo durante um jogo e, como tal, não poderia ser utilizado no encontro.

O emblema de Alvalade argumenta que a utilização de um jogador que não preenche os requerimento impostos pelo regulamento é castigado com uma derrota. Desta forma, a Supertaça que o Benfica venceu deixa de ser válida e deverá ser entregue ao clube leonino. Na base da argumentação da queixa leonina está o play-off que decidiu o campeonato do último ano a favor dos ‘leões’.

Na altura da série que decidiu o título, Bruno Coelho ficou suspenso por um jogo devido a desentendimentos após o final do segundo jogo do play-off. A notificação de que o jogador não poderia jogar chegou dia 17 de junho e o ala não fez parte dos planos do jogo no dia seguinte.

Apesar de o castigo ter sido cumprido, o Benfica interpôs recurso no dia 22 do mesmo mês, a resposta do Conselho de Disciplina chegou a dia 29 com a informação de que o castigo de Bruno Coelho só poderia ser cumprido três dias após a notificação. Desta forma, a suspensão mantinha-se ativa para o jogo seguinte. Uma vez que o Sporting acabou por vencer o campeonato sem necessitar de jogar mais nenhum encontro nesse ano, o castigo de Bruno Coelho foi adiado até ao primeiro jogo da época seguinte (a atual).

Com base no calendário, a Supertaça entre Benfica e Sporting foi o primeiro encontro oficial da temporada para a equipa das ‘águias’. Desta feita, os ‘leões’ afirmam que, perante este cenário, os ‘encarnados’ entraram em incumprimento com as regras ao utilizarem Bruno Coelho e, de acordo com a queixa, devem ser penalizados de acordo com o regulamento.

O documento das regras não deixa grande espaço para dúvidas: “ O clube que, em jogo integrado nas provas organizadas pela FPF, inscreva na ficha técnica ou utilize jogador ou treinador que não preencha as condições legais e regulamentares para o representar nesse jogo, é sancionado com a derrota” (Artigo 55º ponto 1).

Com efeito, o Sporting exige que o título de vencedor da Supertaça seja retirado ao Benfica e, por exclusão de partes, atribuído ao clube leonino. Bruno Coelho já está ciente do processo disciplinar levantado pelo Sporting e o Benfica deverá responder com a sua argumentação neste caso. Para já, o título mantém-se na Luz.

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt
Share on Google Plus

Sobre Carlos Martins

Portal de informação diária relacionada com o Sporting Clube de Portugal. Artigos, Reportagens e Exclusivos relacionados com a maior potencia desportiva nacional.

0 comentários: